6 de janeiro de 2015

Risotto de lombinho


Adoro risottos!
Acho um prato perfeito :)
Um prato super completo, que conforta a alma de qualquer um! E para quem adora queijo como eu os risottos são uma verdadeira maravilha!
Eu gosto deles todo o ano, mas confesso que quentinho nos dias frios ainda me sabe melhor, conseguem imaginar um sorriso de orelha a orelha quando se leva a colher à boca? :)
E repetir mais uma vez? É tão bom!
O meu pai torce sempre o nariz, diz que é uma paparoca com sabor a queijo! Ele chama a tudo paparoca... o bacalhau com natas, o bacalhau à brás... eheh! Acaba por ser giro!


(Receita adaptada de "What Katie Ate" - Katie Quinn Davies - "Poached chicken risotto with white truffle oil and tarragon - pág 190)

Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de cebolinho
- 1 colher de chá de pimenta preta
- 1L de caldo de galinha
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola
- 1 alho
- 250g de arroz para risotto
- 100 mL de cerveja
- sal a gosto
- 80g de queijo
- 200g de lombinho cozinhado (fatias)


Preparação:
1 - Colocar o azeite num tacho e adicionar a cebola e o alho. Deixar cozinhar durante 5-10min (até alourar).
2 - Juntar o arroz e misturar bem com a cebola e com o alho.
3 - Adicionar a cerveja e deixar cozinhar até que o álcool evapore e o líquido fica reduzido a um bocadinho.
4 - Juntar aos poucos o caldo de galinha quase todo e deixar que este seja absorvido pelo arroz. Guardar apenas um pouco de caldo para o final.
5 - Colocar as fatias de lombinho e o cebolinho e misturar tudo bem. Misturar o resto do caldo de galinha.
6 - Quando for absorvido o resto do caldo de galinha adicionar o queijo. Misturar bem e servir.


16 comentários:

  1. Adoro risoto e nestes frios sabe tão bem.
    O teu ficou mesmo uma delicia
    Feliz 2015
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que delicia eu adoro um risotto é um prato completo não lhe falta nada ! Perfeito!

    ResponderEliminar
  3. Aí está uma comida bem reconfortante para estes dias frios.

    ResponderEliminar
  4. Querida Joana: nada parece mais comida de conforto do que o belo prato que hoje nos apresentas. Cremoso como convém,deve ser uma delícia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. É de facto muito reconfortante, apetece pegar no prato e saborear junto da lareira :-)

    ResponderEliminar
  6. Também é um prato muito apreciado aqui em casa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu ADORO risottos Joana! Faço imensas vezes cá em casa e principalmente no Inverno, pois tal como tu, é nos dias frios que me sabem melhor. Ficou com muito bom aspecto, é daqueles pratinhos que trazem mesmo conforto à alma.
    Votos de um Feliz Ano Novo, cheio de coisas boas e bons cozinhados!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!
    Nunca fiz risotto... qualquer dia tenho de me estrear ;)
    Este teu risotto ficou com um ar bem apetecível, cremoso. Adorei!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Oi Joana, vc acabou de me dar uma excelente sugestão p/fazer com o lombinho que sobrou do ano novo, hummmmm, amei a receita.
    Amiga, desejo um 2015 com muita paz, saúde, alegrias e prosperidade p/vc e sua família.
    Bjssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Assim como tu sou fã de risotto! Mas sem dúvida que a melhor altura do ano ano para o comer é em dias frios, combina mesmo bem. Não me ajeito muito bem a fazê-los, já o senhor aqui de casa faz o melhor risotto de espargos do mundo :)))
    Beijinho enorme querida com o desejo de que 2015 seja um ano repleto de muita saúde, paz e muito amor!

    ResponderEliminar
  11. Amooo receitas de risoto, esse com lombinho está dando água na boca. Hummm... Muy rico!

    Beijos, Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Adorooooo!!! Copiando a receita e vamos ver o que vai dar!!!

    ResponderEliminar
  13. Olá Joaninha,

    Bom 2015 querida :)
    Oh gosto tanto de risotto, tão caldoso e suculento, e o meu pai gosta, e sei que gosta por causa da textura.
    Ficou com um aspecto tão delicioso, que bom.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nunca comi risotto...tenho que experimentar...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana!
    Belo arroz para início de ano, também adoro risoto.
    Beijinho e um feliz 2015

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada a todos pelos comentários :)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar