13 de março de 2017

Tarte de abóbora



Este foi dos últimos livros que comprei!
Todos os livros trazem algo de bom :)
Este foi especial... As misturas de farinhas resultam bem e as massas das tartes são mesmo boas :)
Já não cabem nas estantes, andam de um lado para o outro que aqui já não tenho espaço para eles! Mas é tão bom ficarmos radiantes com a chegada de um livro novo!
Esta tarte de abóbora resultou na perfeição num almoço de família! Pouco doce mas super agradável! Deixou todos com um sorriso nos lábios e a pedir uma nova fatia :)



Receita baseada em: Alternative Baker - Pumpkin Pie with a buckwheat crust - pag 111

Ingredientes:
Para a base:
- 60mL de água fria
- 80g de farinha de arroz
- 40g de farinha de quinoa
- 35g de farinha de teff
- 30g de farinha de milho
- 13g de farinha de tapioca
- 15g de sementes de chia
- 15g de açúcar de coco
- sal
- 100g de manteiga fria
- 70mL de buttermilk (leite de amêndoa + gotas de sumo de limão)
Para o recheio:
- 50g de açúcar de coco
- 17g de farinha de arroz
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de gengibre
- sal
- 600g de puré abóbora
- 80mL de maple syrup
- 230mL de leite de amêndoa
- 2 ovos


Preparação:
1 - Colocar os ingredientes secos numa taça.
2 - Adicionar a manteiga e misturar bem com as mãos.
3 - Juntar a água fria aos poucos e depois o buttermilk.
4 - Misturar bem com as mãos e formar uma bola.
5 - Com o rolo da massa amassar bem e depois dobrar as pontas. Voltar a esticar a massa.
6 - Colocar numa base e cortar o excesso de massa, com os dedos formar um ondulado.
7 - Picar o fundo. Levar ao forno a 200º durante 10min.
8 - Para o recheio juntar o açúcar de coco, a farinha de arroz, a canela, o gengibre, o sal e o puré de abóbora. Levar ao lume, mexendo constantemente, até engrossar a mistura (cerca de 5min).
9 - Adicionar os ovos batidos e o leite e misturar muito bem.
10 - Verter a mistura sobre a base e levar ao forno a 200º durante 10min e depois reduzir a temperatura para 150º e deixar mais 20-35min.
11 - Deixar arrefecer completamente antes de cortar.


18 comentários:

  1. que tarte P.E.R.F.E.I.T.A, a cor é maravilhosa e essa consistencia parece mesmo divinal.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Essa tarte ficou uma autentica tentação.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/segundas-sem-carne-e-uma-feijoada-de.html

    ResponderEliminar
  3. A mim parece-me muito bem quer a base quer o recheio! Ficou com uma cor linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Parece deliciosa têm uma cor linda e a consistência muito boa.Beijinhos e boa semana
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sou fã de abóbora. Adoro bolinhos
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  6. adoro abobora e esta tarte esta 5* tanto na cor com no resto essa fatia pode ser para mim hummm bjs

    ResponderEliminar
  7. Joana minha linda,
    A sua tarte ficou linda, rica e tentadora!
    A cor está atrativa, deu vontade de provar uma fatia.
    Gostei da mistura das farinhas, muita boa!

    Beijos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  8. Tem tão bom aspecto que só pode estar deliciosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Oi, Joana!

    Adoraria provar um pedaço... Parece delicioso!!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  10. Ficou com uma cor linda, tem um aspecto mesmo delicioso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Querida Joana: a tarte tem uma cor lindíssima e vibrante e como gosto de tudo que leva abóbora, tenho a certeza de que ia adorar uma(s) fatia(s).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Joaninha tu e as tuas maravilhosas receitas que me deixam sempre de agua na boca!
    Tenho notado que tens alterado imenso os ingredientes que usas nas tuas receitas para opções muito mais saudáveis. E tenho que te confessar que tenho adorado!
    Muito obrigada por partilhares sempre receitas tão boas aqui e pelas fotografias maravilhosas que as acompanham.
    Beijinho enorme minha doce e querida Joana!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, joana!
    Adorei esta escolha, a massa com diversos ingredientes fora do comum e que me deixou muito curiosa! A versão clássica da tarte de abóbora já é maravilhosa, mas esta passou a ocupar um lugar na minha lista de coisas a experimentar! ;)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  14. Que fotos maravilhosas.
    Quanto á tarte, deve mesmo ser deliciosa, daquelas que não apetece deixar de comer...
    Pinta

    ResponderEliminar
  15. Querida Joana,
    Gostei muito da receita desta tarte. Tem tudo para ser uma delícia.
    É sempre uma experiência única quando fazemos novas receita e a espetativa fascina.
    Beijinho grande amiga

    ResponderEliminar
  16. Oi Joana, eu também sou viciada nos livros de gastronomia. Estou sempre atrás de novidades ~ e que alegria quando um livro novo chega! Adorei a receita, a torta ficou lindíssima!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  17. Não sou muito fã de abobora mas esta tarte deixou-me com água na boca, ainda vou atrever-me a experimentá-la!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Gosto tanto desse livro!! Era dos mais esperados no ano passado.
    Gosto imenso das receitas da Alana e das fotografias :)
    E um livro novo na estante (ou espalhado pela casa) é sempre tão bom, bem sei o que sentes. Na semana passada fui invadida por mais 6 novos!! E cada um mais lindo que o outro.
    Adoro tarte de abóbora, e esta ficou perfeita. Não admira que quisessem repetir a fatia.
    Um beijinho minha querida.

    ResponderEliminar