10 de agosto de 2017

Carnitas com arepas


Por aqui é mais habitual peixe que carne! Tanto pelo blogue como cá por casa!
E cada vez há mais lugar também a comida vegetariana!
Mas há carne e carne!
Sempre que vamos à terra da minha avó vimos carregados de carne, de boa carne, de vacas que pastam por lá pelos montes, vacas felizes, sem dúvida!
A minha avó fala com o senhor e encomenda-lhe o que queremos, os lombos, os bifes do redondo! E nada tem a ver com a que se compra no supermercado! Uma diferença no sabor incrível!
Apesar desta vez não ter ido, o meu pai trouxe bastante e aproveitei uns bifes para fazer esta receita!



Receita baseada em: As receitas da Mafalda - Mafalda Pinto Leite - Carnitas com arenas - pag 154

Ingredientes:
Carnitas:
- 350g de carne de vaca (usei bifes do redondo, sem gordura)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de cominhos
- sal
- pimenta
- raspa de 1 laranja
- raspa de 1 lima
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pimento vermelho bebé
Arepas (pão colombiano):
- 1 iogurte naturas
- 1 1/2 (copo de iogurte) de farinha de espelta
- sal
- 2 colheres de sopa de azeite
Para servir:
- queijo halloumi grelhado
- pepino
- alface
- cebola
- tomate
- cenoura
- mostarda


Preparação:
1 - Começar por preparar os pães, misturando todos os ingredientes até formar uma bola macia (se ficarem pegajosos juntar mais farinha).
2 - Polvilhar a banca e amassar por uns 5min. Dividir em 4 porções.
3 - Formar uma bola com cada porção e estender a massa.
4 - Colocar num grelhador e virar passados cerca de 2min, até ficar dourado.
5 - Para a carne colocar uma frigideira com azeite, a cebola, o alho, a folha de louro e o pimento bebé e deixar alourar.
6 - Adicionar a carne temperada com sal e pimenta e juntar a raspa da laranja, da lima e os cominhos e deixar ao lume até a carne estar cozinhada.
7 - Cortar a carne em tiras.
8 - Servir as orelhas grelhadas com a carne e os toppings a gosto.


21 comentários:

  1. O que eu gosto desta tua sugestão de hoje, fiquei aqui a babar, queria muito isso para o meu jantar! :D
    E sim, não tem nada que ver a carne de compra com essa "caseira". :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o que queres dizer, Joana. Fico sempre algo desiludida quando como um bife sem ser cá nos Açores. Adorei estas carnitas que devem estar deliciosas. O aspeto fala por si.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Oi Joana, bt!
    Uma refeição completa amiga. Que delícia. Por aqui temos nos contentar mesmo com as carnes dos Supermercados.
    Bjsss minha amiga querida

    ResponderEliminar
  4. Carne caseira é mesmo muito boa!
    A sugestão deixou-me com água na boca , apesar de já ter jantado comia novamente.
    Bom fim de semana Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá, minha linda Joana!
    Que bom ter o privilégio de comer carnes selecionadas.
    Eu só compro carnes em lugares limpos e gosto de saber a origem da carne.
    Adoro suas receitas e fotos, tudo perfeito!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  6. Essas arepas fica lindíssimos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/moelas-estufadas-com-rose.html

    ResponderEliminar
  7. É verdsde, Joana, a carne la da terra é muito boa e essa sugestfo oarece-me deliciosa. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Adorei o aspeto dessas arepas!
    O meu afilhado fala muitas vezes neste prato, tenho de experimentar ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia este tipo de pão, nem a farinha espelta. Parece pão pita :-) Adorei a receita. Muito "veronesca" :-)

    ResponderEliminar
  10. Realmente esse carne deve ter um sabor delicioso, com vaquinhas felizes.
    Esses pãozinho, as arepas, com essa carne é um pratinho mesmo delicioso de certeza.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  11. wuaonh super a tua sugestao gostei mt deu agua na boca hummm bjs bfs

    ResponderEliminar
  12. Comi uma versão super parecida com essa na Venezuela. Só de lembrar me deu água na boca! Lindas as suas arepas!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  13. Carne a sério é outra coisa. É como os legumes da horta, o sabor também não tem nada a ver com os sem-sabor dos supermercados.
    Gostei da sugestão, irei experimentar. Fiquei curiosa principalmente com os pães, vou fazer :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Isto sim é carne "a sério", a diferença de sabores é abismal... adorei esta sugestão!
    Beijinho e bom fim de semana!
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Oi Joana!

    Maravilha! Esta porção ficou convidativa! E se a carne ainda é duma vaca feliz, melhor ainda... Achei graça nesta expressão! Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada a todos pelos comentários.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  17. Muito bom aspecto e deve estar delicioso sem duvida! Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar