24 de abril de 2017

Couscous de couve flor com salmão grelhado com harissa


Além de cozinhar outra das minhas grandes paixões é sem dúvida viajar!
Adoro viajar! Às vezes acabo por chegar mais cansada das férias do que relaxada mas são sempre experiências tão positivas!
Adoro conhecer novos países, culturas, gastronomias, ingredientes!
É sempre com um sorriso de orelha a orelha que eu planeio as férias, e as viagens!
Adoro sonhar com viagens! É como com comida! Às vezes acordo a meio do sono a pensar em alguma comida, ou vou para o trabalho a pensar em comida e fotografias! E é tão bom!
Apesar de esta receita não ser de lado nenhum tem especiarias que trouxe de um dos meus passeios :) Uns couscous diferentes e deliciosos e um salmão picante mas tão bom!


Receita baseada em: drizzleanddip

Ingredientes:
Para os couscous
- 1 couve flor pequena
- 1/4 chávena de água
- sal
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de garam massala
- 1/2 colher de chá de cominhos
- 1/2 colher de chá de pimenta preta
- coentros a gosto
Para o salmão:
- 2 postas de salmão
- sal
- 1 1/2 colher de chá de harissa


Preparação:
1 - Cortar a couve flor nos vários raminhos. Triturar.
2 - Num tacho com água a ferver colocar a couve flor triturada. Tapar o tacho cerca de 2min. Destapar e deixar que toda a água evapore.
3 - Juntar o azeite e todos os temperos. Misturar bem.
4 - Picar os coentros, misturar bem e desligar o lume. Servir.
5 - Para o salmão, temperá-lo com sal e espalhar uma camada de harissa sobre as postas.
6 - Colocar as postas numa frigideira anti-aderente bem quente do lado que não tem harissa e deixar cerca de 10min. Virar e deixar mais 1min. Servir.


17 comentários:

  1. Cá em casa ficamos fãs de couscous, por isso fico sempre de olhos nestas receitas,....vou levar a receita ok,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Visualmente o couscous de couve flor é idêntico ao outro! É de sabor também é muito bom! Tenho de experimentar esta versão pois gosto de refeições com sabores orientais! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida Joana: uma receita bem original e diferente. Deve ser muito saborosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Joana, é realmente muito bom conhecer novas culturas e novos sabores.
    Esse prato é magnífico.
    Boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Achei o máximo esse couscous feito com couve-flor, preciso experimentar!!!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que adoras viajar Joana e delicio-me sempre com as reportagens fotográficas das tuas viagens no insta.
    Adoro esta combinação, não só pelos ingredientes salmão e cuscuz que amo, mas também pelas aromáticas especiarias e pela harissa na qual sou viciada.
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Esqueci-me de acrescentar...
    Embora o couscous seja o de couve flor, pois já fiz várias vezes e é uma deliciosa alternativa ao couscous verdadeiro.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro viajar, ando sempre a pensar em qual a próxima viagem! :) E também adoro descobrir sabores novos. A minha irmã trouxe-me umas especiarias de Marrocos que uso imenso. Esta tua sugestão é óptima! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Querida Joana,
    Comer, dormir e viajar são grandes prazeres que a vida nos oferece.
    Eu tbm adoro viajar, o ruim é só desarrumar as malas e as bagunças sempre ficam
    para mim arrumar, rsrs.
    Vou fazer essa receita amanhã, só não tenho o salmão mas tenho filé de atum.
    Adoro tuas receitas!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
  10. Joana Querida,
    Que deliciosa sugestão. Só substituía o salmão que não aprecio, mas o couscous de couve flor, achei adoráveis. Já à algum tempo que deixei de comer essa couve, devido a perturbações intestinais, mas essa iguaria vou ter de provar.
    Beijinho grande amiga

    ResponderEliminar
  11. Joana que delícia! Tal como tu adoro viajar, trazemos sempre tanta inspiração!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Oi Joana!

    Mais um prato maravilhoso! Delícia!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  13. Parece-me ser uma delícia, gostei bastante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito de couscous e de couve flor são muito bons. Gostei da ideia. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Oi, Joana!

    Também adoro viajar e comer... Coisas boas da vida!
    Seu prato está lindo... Parece delicioso!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada a todos pelos comentários!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar