17 de dezembro de 2012

Bolo da Dadá

A Dadá é a minha avó materna e este é um dos bolos que ela costuma fazer! É uma delícia :)
Chamo-lhe bolo da Dadá mas nos cadernos dela vem "bolo de recheio do Algarve".
O meu primo fez 42 anos em Julho e comemoramos em família e com os amigos dele na Murtinheira!
Quando tirei a foto o bolo já tinha sido dividido pelo aniversariante (rigorosamente) pelos 32 convidados!
 Este foi feito pela minha tia N. :)

prazer a cozinhar - bolo de recheio do algarve


Ingredientes:
- 3 ovos e 3 gemas
- 250g de açúcar
- 250g de amêndoa com casca
- 1 chávena de chila
- 3 colheres de chá de chocolate em pó
- 1 colher de chá de canela

Preparação:
1 – Bater os ovos e as gemas com o açúcar.
2 – Triturar as amêndoas e adicioná-las à mistura.
3 – Juntar a chila, o chocolate e a canela e misturar tudo muito bem.
4 – Colocar numa forma de fundo móvel previamente untada e polvilhada.
5 – Levar ao forno a 180º durante cerca de 30min.

29 comentários:

  1. Deve ser tão bom esse bolo! :D
    Nada como a comidinha e os doces das mães e avós! :)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Que bolo maravilhoso, gostei do visual cortado em fatias e sendo a receita da avó deve ter ficado uma delicia!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspecto, deve ser fantástico :D

    Beijinhos e um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Feito pela Dadá só pode ter ficado uma verdadeira tentação. Uma combinação de ingredientes bem do meu agrado :)

    Este ano é ano de passar o natal com a malta de "lisboa" :) e a passagem de ano. é 2 em 1, ficamos aguardar convite para a festa de anos :)

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão sempre convidados! às vezes é que se escapam!
      Um beijinho

      Eliminar
  5. hehe gostei do ver o bolo tão bem dividido :) e que saboroso deve ser :) um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Querida Joana,
    receitas de avó são bem vindas sempre, este bolo ficou
    lindo e tentador, feliz de quem o saboreou!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana :)
    Está mesmo bem dividido o bolinho! E que bom deve ser, ainda por cima receitinha da avó. Que são sempre das melhores :) E as que mais nos tocam nas alturas de celebrar e partilhar doces momentos.
    Perfeita, com a amêndoa, a gila, a canela e o chocolate!! Que tentação. Faz lembrar uma tarte que costumo fazer... já me despertaste a gula :)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  8. Joana, me encheu os olhos e a boca este bolo, hum... que coisa boa, e ainda tem gostinho de comida de vó.
    bjo

    ResponderEliminar
  9. Que ótimo aspecto tem este bolo!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  10. Não me importava nada de ter ficado com uma dessas 32 fatias :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana, o bolo tem óptimo aspecto e essa divisão é aquilo que chamo "dividir irmamanente", nem uma migalhinha a mais ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bolo lindo e deve ser muito saboroso
    boa semana
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Com esses ingredientes eu ia adorar.
    E ficou tão lindo...
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Hummmmm,só pelos ingredientes fiquei logo a babar. Esta receita deve ser uma verdadeira delícia. Receita anotada. Adoro amendoa e chila.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. eu sou como tu adoro tudo que a minha avo fazia adorei o teu bolo que esta super bonito esta 5* bjs ha e viva as avos

    ResponderEliminar
  16. Joana, pareceu-me delicioso, o que é Chila?

    ResponderEliminar
  17. Oi amiga, o bolo da DADÁ, parece mesmo delicioso, eu só fiquei sem saber o que é chila. Se puder me responda, pois gostei muito da receita.

    Será que conheço com outro nome?

    Bjssssss amiga e uma semana muito abençoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minhas queridas,
      Chila ou Gila. Não sei como se diz no Brasil!
      É uma abóbora verde por fora e branca por dentro que tem uns fios.
      Eu usei o doce da chila que a minha avó faz!
      Um grande beijinho
      Espero ter ajudado
      PS: Vi agora na wikipedia "algumas regiões do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, como "melancia de porco""

      Eliminar
  18. Adoro bolos de chila! E esse está com muito bom aspecto Joana!
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Adorei o nome do bolo. E so podia adorar este bolinho com sabores bem algarvios. Tem um aspecto delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Tem um aspecto delicioso! Deve ser mesmo uma maravilha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Que lindo bolo Joana, com certeza fez sucesso. Parabéns ao seu primo, atrasados, mas mesmo assim muitos parabéns. Bjocas

    ResponderEliminar
  22. olá joana,
    adorei o aspecto do bolo e a história do nome=) aposto k é um bolinho mt delicioso e k faz lembrar o meu querido algarve=) beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  23. Minha querida... que lindo !
    Tão bem cortadinho ! :-)
    Perfeito, não falhou !

    O bolo tem um conjunto de ingredientes magnifico, gostei muito da receita, se me permites pois levá-la-ei para experimentar um dia ! :-)

    Receitas de Avó são tesouros de inestimável valor, muito obrigada por a teres partilhado, amiga !

    Um grande beijinho paa Ti, boas festas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  24. Muito obrigada a todos pelos simpáticos comentários :)
    Se experimentarem quero saber se gostaram ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Mas que tentação!
    Acho que brevemente, vou experimentar o bolo da Dadá. ;)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar