17 de outubro de 2012

Bola de salpicão, presunto e queijo

Olá... Muito boa tarde a todos :)
Está um dia bem feio para estes lados... Frio, chuva... Só apetece estar no sofá a ver filmes com o cobertor em cima, mas... é dia de semana e há que trabalhar! Estou só a divagar na minha hora de almoço!
Então com o frio que se fez no domingo foi dia de fazer uma bola, ligar o forno e aquecer a cozinha, e invadi-la com o cheirinho a pão!




Ingredientes:
- 400g de farinha
- 3 ovos
- 60g de margarina amolecida
- sal q.b.
- 1 saquinho de levedura seca
- 1,5 dL de leite morno
- 250g de salpicão e presunto
- 100g de queijo
- sementes de girassol

Preparação:
1 - Desfazer a levedura com o leite morno num copo.
2 - Misturar a farinha, os ovos, a margarina e o sal numa taça. Juntar a levedura desfeito no leite e misturar bem. Deixar levedar um pouco.
3 - Untar um tabuleiro com margarina.
4 - Deitar uma camada de massa (cerca de metade) para cobrir o fundo do tabuleiro. Sobre esta espalhar o salpicão, o presunto e o queijo. Colocar o resto da massa por cima.
5 - Deixar levedar para o dobro do tamanho (cerca de 45min).
6 - Colocar sementes de girassol por cima
7 - Levar ao forno a 180º durante cerca de 24min.
8 - Deixar arrefecer e desenformar.

________________________________________________________________
Liebster Award
Hoje além da receita trago-vos um prémio atribuido pela Lenita de um dos blogs que mais gosto de seguir, o tentacoesobreamesa. Muito obrigada minha querida.
Este prémio destina-se a blogues com menos de 200 seguidores e pretende premiar a amabilidade, gentiliza, beleza, simpatia do blogue (e blogger) bem como dar-lhe as boas vindas.
Vou então responder às questões colocadas pela Lenita:
1 - Um chá: Lipton - Peach Mango
2 - Uma música: Difícil, consoante o dia, hoje "Beautiful Day" - U2
3 - Uma flor: Orquídea
4 - Um pintor: Tantos, Brueghel, Rafael, Picasso (...)
5 - Uma especiaria: Paprica
6 - Um chef: Jamie Oliver, Nigella Lawson. Português adorei a chef Justa Nobre, todos os pratos no restaurante dela estavam maravilhosos.
7 - Um livro de culinária: o meu caderninho! Livros... muitos, um deles "Na cozinha com Nigella"
8 - Um fruto: Morango
9 - Um bombom: Ferrero Rocher
10 - Um passeio: Austrália
11 - Um aroma: As edições de Verão dos perfumes da Escada!
Vou contar-vos 11 coisas sobre mim:
1 - Adoro séries, acompanho mais de 15!!
2 - Boa companhia e uma ida ao cinema!
3 - Jantares com amigos e uma saída como nos tempos da faculdade.
4 - Praia... Adoro, adoro, adoro!
5 - Viajar. É das coisas que mais gosto! Quero muito ir à Austrália :)
6 - Sou uma pessoa que adoro desporto (VER), adoro ténis (na altura dos Grand Slams fico até às tantas para ver os meus jogadores preferidos), adoro futebol (vou aos jogos todos do meu clube) :)
7 - Os meus pais e o meu irmão são as pessoas mais importantes da minha vida!
8 - Adoro cozinhar e inventar!
9 - Odeio política.
10 - Por fim, adoro os meus amigos e o J. =)
11 - Adoro ouvir a chuva a cair, caso não tenha que sair de casa!
Agora tenho que escolher 11 blogues com menos de 200 seguidores, fazer 11 perguntas e atribuir-lhes o prémio.
As perguntas são:
1 - Uma viagem
2 - Uma banda
3 - Um filme ou uma série
4 - Um prato
5 - Uma cor
6 - Uma personalidade
7 - Um país
8 - Um ingrediente:
9 - Um ódio
10 - Um desejo
11 - Um restaurante
Os blogues que escolhi são:

42 comentários:

  1. Adoro bola, e com presunto... que bem me sabia uma fatia ao lanche. Até fiquei a salivar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muy bueno me gustaría probar,abrazos y abrazos

    ResponderEliminar
  3. Já se comia uma fatia, tem muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. querida joana, obrigada pelas visitas ao meu blogue e pelo selinho. assim que tiver oportunidade responderei as tuas questões no meu cantinho=)beijos

    ResponderEliminar
  5. a bola ficou de certeza deliciosa - como queijo a derreter, yammi

    E o golf???, não vejo na tua lista :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Que delícia adorei a receita
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Joana
    Adorei! Achei super diferente essa receita e com certeza muito gostosa...beijão

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana!! Esta bola tem muito bom aspecto!!! E o meu muito obrigada pelo prémio, é uma honra fazer parte da tua escolha :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ficou perfeita!!
    E com aquele queijo derretido a aparecer...só dá vontade de pegar numa fatia...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Hmmmmmm, como eu gosto de "bolos" salgadas!!!
    O queijo derretido... que delicia :)
    Obrigado por revelares um pouquinho mais de ti. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hummm que bola,nós adoramos.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do recheio que usou, parece ter ficado muito gostoso.
    Foi bom conhecer mais um pouquinho de vc.
    bjos

    ResponderEliminar
  13. Oi Joana! Ficou muito apetitoso!! Gostei muito!!

    Abraços, Fabiana.
    www.sabornoprato.com

    ResponderEliminar
  14. Joana, em dias frios e com chuva não tem coisa melhor do que fazer uns pães e deixar a casa ser invadida pelo aroma delicioso. Seu pão ficou magnifico, esse interior com o queijo derretido me deu água na boca. Ficou lindo. Adorei suas respostas,me identifiquei muito com algumas,adoro séries também, assisto um monte delas,ouvir a chuva debaixo dos cobertores é uma delicia. Parabéns pelo selinho e pelo lindo pão. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O aspecto é mesmo excelente!! Gosto mto de bôla :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana !
    Cá em casa adoramos bola !
    Adorei o aspecto da tua, está perfeita !
    Beijinhos e parabéns pelo selo.

    ResponderEliminar
  17. Que bola maravilhosa, adorei!
    Obrigada pelo prémio :) Fiquei muito contente em recebe-lo! Vou ver se arranjo um tempinho para responder.
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,
    aqui tbm o tempo está frio e chuvoso, é bom demais ficar
    em casa ouvir o barulho da chuva e melhor ainda saboreando
    um pãozinho lindo e delicioso assim!
    Parabéns pelo selinhos e pelas respostas, gostei e me identifiquei
    com algumas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  19. Obrigado Joana...fiquei toda contente... :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. receita maravilhosa. Obrigado pela partilha e pelo presente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Amiga,

    Eu ainda hei-de fazer pão... um dia ! :-)
    Assim.. tão bonito e certamente delicioso como o teu !
    Também com esse recheio, quem é que não gosta ?
    Ficou perfeito !
    A chuvita continua por aqui !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Esqueci de dizer-te que gostei muito de ter ficado a conhecer-te um pouco mais com as respostas ao selo !
    Parabéns !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Querida Joana,
    Este selo foi muito bem atribuído, pela tua gentileza e enorme simpatia :)Gosto muito do teu blog e de te visitar :)

    A tua bola ficou lindíssima! Muito boas as fotos :)
    Gostei muito da combinação de ingredientes e pelo aspecto, posso arriscar em dizer que desapareceu num instantinho! :) As sementes deram um toque bem especial :)
    Um grande beijinho e bom resto de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia :) eu também adoro visitar-te, és sempre tão querida e tens sempre coisas boas!
      Desapareceu muito rápido ;) é bom sinal
      Um beijinho querida

      Eliminar
  24. A bola ficou muito apetitosa!
    Obrigada pela visita ao meu blog. Vim conhecer o teu e encontrei coisas maravilhosas! Já te estou a seguir!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Joana,
    Esta bola está mesmo apetitosa e com um aspecto deliciosamente rústico e sabores magníficos!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  26. Por aqui, o outono ainda anda muito tímido, mas isto de viver num local de clima (quase) tropical tem destas coisas! As saudades que eu tenho de dias cinzentos, com chuva e frio, como os que tinha quando vivia aí "no Continente"...! E em dias assim, uma bôla como a tua era sempre bem apreciada! Ficou magnífica, com um aspecto delicioso! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  27. Joana que ótima receita, gostei muito e já salvei pra testar depois! Adorei conhecer um pouquinho de vc!
    Bjs
    Mel

    ResponderEliminar
  28. Minha amiga querida, parabéns pelo selinho e por essa receita deliciosa, as fotos ficaram maravilhosas, amei...

    Muitos beijinhos amiga.

    ResponderEliminar
  29. Olá minha linda :)
    Gostei tanto da tua bola, está mesmo apetitosa e linda com as sementinhas.
    Adoro o queijo, eu é raro colocar, mas fica tão bem!
    E gostei de ficar a saber mais sobre ti! Também adoro séries e ferrero rocher :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ponho sempre queijo!!!
      E quando a bola sai do forno, aquele queijo derretido sabe tão bem :)

      Eliminar
  30. Huuuummmm, que delicia, está lindo e saboroso.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana!
    Gosto muito de bola e a tua está mesmo gulosa
    e o queijo e as sementinhas deram o toque final!!
    Foi bom te conhecer um pouco. O cinema e a praia
    sempre me fascinaram.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  32. Olá Joana:)
    Venho agradecer a tua amabilidade e amizade em teres-te lembrado de mim para a oferta de um prémio tão simbólico.
    Fiquei muito motivada e orgulhosa. Como tal já coloquei o selinho no meu blogue com todo o gosto.
    Desejo-te muitas felicidades para ti e projectos.
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  33. Obrigada a todos pelos simpáticos comentários :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  34. que apetitoso :) ficou com uma óptima apresentação e de certeza super delicoso :) beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Olá Joana:)
    Concordo contigo, ficou tanto frio de repente que apetece ir para casa e ver filmes enrolada numa manta!! E melhor ainda se ligar o forno para fazer uma bola dessas, eu adoro bola! Ficou linda:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Olá boa tarde,
    Antes de mais muito obrigada pelo miminho que me deixou toda contente. Responderei com muito gosto. Adorei o aspecto da tua bola. Por norma nunca coloco queijo mas, gostei de ver como ficou na tua. Acho que vou experimentar.
    Bjs e bom fim semana.

    ResponderEliminar
  37. nunca fiz mas a tua ela esta 5* adorei o interior que esta hummm bjs bfs

    ResponderEliminar
  38. Querida Joana,
    Que linda bola, uma massa tão apetitosa e o recheio a condizer!
    Gostei de saber um pouco de ti.
    Obrigada pelas tuas palavras carinhosas.
    Gosto muito do teu blogue, tens muito bom gosto nas propostas que apresentas. Não deixo de acompanhar tudinho.
    Bjs

    ResponderEliminar